5.1.11

RIP No-ANOREXIA - Isabelle Caro

A modelo e actriz francesa não resistiu a uma pneumonia e acabou por falecer a 17 de Novembro. 

Foi em 2006 que Isabelle chocou o mundo com os seus 25 kg, na campanha   "No-ANOREXIA" da marca italiana No-l-ita. A modelo e o conhecido fotógrafo Oliviero Toscani (autor de várias publicidades da Benetton) juntaram-se e "chocaram para sensibilizar". Os outdoors espalhados pelas diversas capitais de moda alertavam todos para um problema de saúde mundial, que atinge, cada vez mais os jovens e aqueles que optaram por uma carreira de manequim.  A pose cadavérica de Isabelle captou a atenção de todo o mundo. 


Em 2008, a modelo deu a conhecer a sua história no livro "A menina que não queria engordar" em que aponta como causas para a anorexia a infância difícil e a depressão da mãe. É também pelas páginas da sua obra que se descreve como um "pequeno floco de neve invisível". 


Leve como um floco, mas coragem e força de trovão Isabelle marcará para sempre as campanhas de moda. 


Campanha de Oliviero Toscani


2 comentários:

  1. Verónica Fernandes12 janeiro, 2011

    É triste...... mas infelizmente é a realidade. Faz-me confusão como continuam a achar que isto é moda.....
    frases como esta:
    "fashion the healthiest motivation for losing weight" karl lagerfeld
    é um atentado á indústria da moda e deve ser combatido. Being beautiful is not being thin and skinny. A moda nunca deve ser o primeiro factor para perder peso.
    A pressão das editoras de moda e dos estilistas é tanta que obriga miúdas ingénuas a perder peso sem ter consciência de o quanto isso pode afectar a vida delas. E só com casos tristes como este é que a sociedade se dá conta destes e outros problemas mas que rapidamente são esquecidos.
    Parabéns Ana Catarina, por apesar do teu gosto pela moda relembrares o lado mau da moda e que é preciso combater ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo.
    Acho que este é o lado mais sinistro da moda. É uma pena vermos cada vez mais miúdas e miúdos, porque é uma doença que também afecta o sexo oposto, a lutarem por um peso que as agências e estilistas chamam de "ideal". A meu ver de ideal não tem nada, muito menos saudável. Concordo que tenham cuidados, mas daí a ficarem cadavéricos vai muito, é que nem sequer é bonito.
    O ideal de beleza exposto nas revistas é de uma mulher magra. Se for magra corresponde ao critérios para se ser perfeita e para ter a tal beleza.
    A pressão das agências, dos estilistas, das revistas e a auto-pressão dos manequins em pertencer a este padrão de beleza faz com que a anorexia seja uma realidade na nosso sociedade.

    ResponderEliminar